Cuidados no Inverno – Dicas de Saúde para Prevenir as doenças mais comuns da estação.

Vivemos numa região que apresenta grandes e significativas oscilações de temperaturas. Experimentamos os calores extremos do verão e, posteriormente, as quedas bruscas de temperatura com o início do inverno, nos finais de Junho. 

A estação mais fria do ano origina um conjunto de fatores que podem se transformar em riscos para a saúde das pessoas. O frio, juntamente com as variações da umidade e a poluição, formam as condições peculiares propícias para o surgimento dos primeiros sintomas e posteriores doenças comuns do inverno. 

O acúmulo de ácaros encontrados em roupas guardadas em locais com difícil ventilação é outro fator importante para o surgimento dos vírus, bacilos e fungos, responsáveis por causar gripes, resfriados e rinites.

Podemos classificar como as principais doenças do inverno a pneumonia, sinusite, resfriado, gripe e a bronquite aguda que afetam diretamente as vias aéreas. Além disso, as doenças cardiovasculares também podem se manifestar neste período. 

Por influência das temperaturas baixas ocorre um aumento significativo de casos de internações por doenças cardíacas. Em casos mais graves, com associação de outras comorbidades físicas, é possível até mesmo a consequência de um infarto.

Como se prevenir das doenças mais comuns do Inverno? 

A melhor maneira de se cuidar nesta estação é, em primeiro lugar, manter-se agasalhado e bem aquecido, em qualquer ambiente, até mesmo dentro de casa

Neste ponto, cabe destacar a necessidade de manter o lar e o ambiente de trabalho arejados e secos, condição muito importante para não ocasionar o acúmulo de ácaros, fungos e outros agentes nocivos à saúde. 

A segunda dica indispensável é ter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, verduras e frutas que possuem, principalmente, a vitamina C. Beber água com regularidade, ingerir chás e bebidas quentes são importantes para deixar o corpo bem aquecido. 

Destacamos, como a terceira dica, umidificar e limpar bem as narinas com soro fisiológico, ação que auxilia na prevenção de sinusite e demais doenças que acometem as vias aéreas. Outro fator importante é o cuidado com a nossa pele, uma vez que esta transpira pouco ocasionando o seu ressecamento. 

A utilização de bons hidratantes, principalmente após o banho, é necessário para a harmonização das células evitando o aspecto esbranquiçado e quebradiço originários do frio constante. O hábito de lavar as mãos, frequentemente, auxilia com a eliminação de vírus que possam estar presentes nesta parte do corpo, evitando, assim, o contato com as vias aéreas. 

A quarta dica essencial que contribui para evitar os problemas causados pelo inverno é a prática constante de exercícios físicos. Estes auxiliam no fortalecimento da imunidade de todo o organismo. Da mesma maneira que o repouso, com uma boa noite de sono (em torno de aproximadamente 8 horas), tem um efeito regenerador do corpo e da mente.

A quinta e última dica vital é manter o seu calendário vacinal em dia. Independentemente da idade, vacinar-se contribui para evitar inúmeras enfermidades propiciando ao organismo criar anticorpos e defesas, fazendo com que os sintomas (quando apresentados) sejam bem mais leves ou sequer tenham algum tipo de manifestação ou doença.

Os hábitos saudáveis e a prevenção são as melhores alternativas para encarar os desafios nestes longos dias de inverno. 

E aí, o que achou das dicas?
Na estação mais fria do ano, devemos ter o máximo de atenção e cuidados com nosso organismo. Não é mesmo?

Quer receber mais informações para cuidar da sua saúde e daqueles que você ama?

Então siga nossas redes sociais e acompanhe o Blog da Unimed Alto Uruguai. 😉
Cuidar de você. Esse é o plano. 💚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *