Pensando em contratar um plano de saúde, mas confuso com tantos termos utilizados?
Calma, a gente te ajuda!
Existe um Glossário Temático de Saúde Suplementar, criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que ajuda muito o beneficiário a entender esse universo dos planos de saúde.
E a ideia é exatamente essa: democratizar o acesso à informação, fazendo com que todos os clientes entendam os termos utilizados – antes, durante e depois da formalização do contrato.
Para te ajudar, selecionamos algumas palavras que são bastante utilizadas.
Quem é quem no plano de saúde?
Vamos lá: se você está contratando ou utilizando os serviços ofertados pelo plano de saúde, você é cliente, beneficiário, beneficiário.
E como beneficiário você pode ser titular, responsável financeiro pelo plano de saúde, ou então dependente – aquela pessoa que está apenas associada ao plano.
Segundo a ANS, quem pode ser dependente no plano de saúde: Cônjuge ou companheiro; Parente de primeiro grau consanguíneo: parentes de forma direta, como pais e filhos; Parente de até terceiro grau consanguíneo: como avós, netos e bisnetos (de acordo com o contrato da empresa para planos coletivos);
O plano de saúde na prática
Duas palavras bastante comuns quando se contrata um plano de saúde são abrangência e cobertura.
A primeira refere-se às regiões geográficas em que há atendimento médico coberto pelo plano contratado. Ou seja, em quais cidades ou estados haverá assistência ao beneficiário que está contratando o plano.
Já a cobertura está relacionada à prestação de serviços que deve ser garantida pelo plano ao beneficiário.
No momento da formalização, o beneficiário poderá optar por um tipo de segmentação – ou cobertura, sendo as mais comuns a Ambulatorial, Referência, Hospitalar com ou sem Obstetrícia e Odontológica.
Também é importante destacar que há planos que contam com coparticipação, onde os custos do atendimento médico são diluídos na mensalidade e em taxas que são cobradas apenas quando o serviço é utilizado. Dessa forma, o plano torna-se mais acessível.
Com o plano contratado, é necessário verificar qual período você deve aguardar para utilizar os serviços – o chamado período de carência. Os prazos são estabelecidos pela ANS e variam de acordo com cada procedimento.
Da garantia do atendimento ao reajuste
Uma das grandes vantagens dos planos de saúde é a garantia do atendimento. Dependendo do plano, o beneficiário pode ser atendido em uma rede própria, em unidades de atendimento de propriedade do plano ou mesmo em uma rede credenciada, que conta com prestadores conveniados. E aqui podemos citar desde clínicas, laboratórios ou hospitais.
Quando a operadora falar em pro rata, saiba que o termo refere-se à cobrança proporcional a um período de utilização do serviço. A palavra geralmente está ligada ao atraso no pagamento da mensalidade ou à diferença entre a data de ativação do plano e a data de vencimento da fatura.
Reajuste é uma palavra já conhecida, mas, no caso dos planos de saúde, pode ser anual – quando a atualização acontece uma vez por ano, no aniversário de contratação do plano – ou por faixa etária – quando o beneficiário migra de faixa etária.
Há outros tantos termos que fazem parte do universo dos planos de saúde. Mas se você tiver dúvidas no momento da contratação, não tenha receio: questione e mantenha-se informado.
Nós, da Unimed Alto Uruguai, estamos preparados para lhe oferecer todas as informações e assistência técnica necessárias para lhe orientar no processo de adesão a um plano de saúde.
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