Estamos na véspera de Natal e Ano Novo. É um tempo especial em que as famílias se reúnem, os reencontros acontecem e a alegria preenche os lares de uma forma especial. Além disso, é, sem dúvida, um momento em que costumamos sair da rotina no que diz respeito à nossa alimentação.
Neste período aquela “escapadinha” e alguns exageros acabam sendo bem comuns, não tem jeito! Porém, apresentamos aqui algumas dicas de alimentação e nutrição que irão cooperar com os cuidados para manter uma dieta equilibrada (dentro do possível 🤗) nas festas de final de ano.
Confira as dicas para passar as festas sem aquela “culpinha”:
Aposte nas frutas.
Frutas frescas e frutas secas são uma ótima opção para acompanhamento nas refeições. Além de manter a tradição, são uma alternativa mais leve no quesito calorias.
Ceia sem carne é praticamente inimaginável.
Nesse caso, opte por carnes brancas. Se retirar a pele do peru, por exemplo, estará reduzindo mais 30% do teor calórico.
Invista nas saladas como prato de entrada.
Ao comer uma quantidade maior de salada na entrada, automaticamente estará comendo menos no prato principal.
Afaste-se da mesa!
Pode soar engraçado, mas uma dica muito divulgada pelos nutricionistas é de se retirar da mesa após a refeição. Assim não corre o risco de seguir “beliscando” comida sem realmente estar com fome.
Reduza a quantidade de azeite.
Muitos pratos tradicionais incluem azeite no seu preparo, mas é possível reduzir a quantidade sem que ocorra alteração no sabor.
Evite os refrigerantes.
Refrigerantes possuem uma quantidade calórica absurda e aumentam a taxa de açúcar no sangue. Tente substituí-los por sucos naturais ou até mesmo a tão prestigiada água saborizada, que é uma ótima opção nos dias quentes.
Não abandone por completo o seu hábito de praticar exercícios físicos.
Por mais que no final do ano costumamos sair da rotina, o que inclui receber muitas visitas ou visitar outras pessoas, faça o possível para manter alguma prática de exercício. Se não é possível ir à academia, pratique caminhadas matinais ou ao final do dia.
Cuide da sua mente.
Além de todo o cuidado com a alimentação, é fundamental também cuidar da saúde psicológica. Quando famílias grandes se reúnem, é normal que ocorram incompatibilidades de ideias e pequenas situações estressantes. No entanto, não permita que isso afete a sua rotina, de modo a lhe roubar a alegria destes dias de festa. Lembre-se: não temos o controle sobre o que acontece, mas temos a escolha de como vamos reagir a isso.
Que estas dicas possam lhe auxiliar nestes dias que estão se aproximando e fazer com que as festas de Natal e Ano Novo possam ser leves e alegres, em absolutamente todos os sentidos.
Desejamos ótimas festas!!! 🥳
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS