Quais são os benefícios de contratar um Plano de Saúde para Pequenas Empresas?

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, 77,8% dos trabalhadores desejam ter como benefício em uma empresa a assistência à saúde. E não é à toa que a oferta do plano de saúde em uma organização faz toda a diferença na hora de contratar os melhores profissionais e manter os colaboradores. 

Não importa o tamanho da empresa, se pequena, média ou grande. Contar com benefícios para colaboradores, especialmente a assistência à saúde, mostra que os gestores estão preocupados com a saúde e o bem-estar da sua equipe e que ali é, sim, um bom lugar para trabalhar. 

E, diferente do que muitos pensam, não é complicado contratar um Plano de Saúde para Pequenas Empresas. Pelo contrário, há vantagens especiais durante a contratação ou portabilidade. Fique conosco que vamos te explicar. 

Plano de Saúde Empresarial: Conheça os tipos.

Primeiro, é importante destacarmos que existem dois tipos de plano de saúde empresarial. 

O Plano Coletivo Empresarial é aquele destinado a negócios com mais de “100 vidas”, ou funcionários. Ele é contratado pela empresa e oferecido aos colaboradores, não havendo carência para aqueles que ingressarem no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou do momento da vinculação com a pessoa jurídica. Além disso, os reajustes são negociados entre a operadora e a pessoa jurídica. 

Há também o Plano Coletivo Empresarial para menos de 100 vidas e MEI, modalidade que pode ser contratada por um CNPJ com menos de 100 colaboradores. Neste caso, é necessária a comprovação da atividade empresarial, bem como dos requisitos de elegibilidade, todos os anos, no mês de aniversário do contrato.

No plano saúde para pequenas empresas pode haver a aplicação de carência, assim como pode haver a redução da carência para quem tinha um plano anteriormente. No entanto, não há essa exigência em contratos com 30 vidas ou mais quando o trabalhador ingressar no plano em até 30 dias da celebração do contrato, 30 dias de nascimento.

O reajuste, no caso desta modalidade, é aplicado ao grupo de pequenas e médias empresas participantes da carteira da operadora de saúde. 

Quais requisitos devem ser observados pelas pequenas empresas?

Para contratar um plano de saúde empresarial, é necessário ter um CNPJ ou MEI ativo na Receita Federal.

Outro requisito é ter um número mínimo de beneficiários, que varia entre as operadoras de saúde. Mas, geralmente, o número mínimo fica em torno de mais de três vidas.

Quais as vantagens que uma pequena empresa tem ao contratar um Plano de Saúde?

Tanto o colaborador quanto a empresa ganham ao ter um plano de saúde. Como falamos lá no início, a empresa que oferece esse benefício mostra aos seus funcionários que se preocupa com a saúde deles. Isso, por consequência, pode ajudar na contratação e na manutenção de bons profissionais. 

Além disso, há um bom custo-benefício. Além de manter os funcionários seguros e mais motivados, geralmente as empresas com planos acabam com menor valor devido à Receita Federal.

Para o colaborador e, em muitos casos, para os seus dependentes, a oferta do plano de saúde só traz vantagens: promove a prevenção à saúde, traz segurança no caso de doenças e acidentes, e representa um acréscimo indireto ao salário. Isso porque o plano de saúde costuma cobrir diversos serviços, muitos com um custo elevado. 

O benefício mostra que a empresa valoriza o colaborador e, em alguns casos, também a sua família, o que faz com que o funcionário trabalhe com muito mais comprometimento.. 

Mas, antes de contratar o plano…

Se você é um pequeno empresário e quer oferecer um plano de saúde à sua equipe, verifique, inicialmente, quais as necessidades dos funcionários. Afinal, quanto maior for a cobertura contratada, maior será o investimento.

Decida se haverá coparticipação, ou seja, se a conta do plano será dividida entre a empresa e o funcionário, ou se você vai custear toda a mensalidade dos beneficiários.

Avalie as operadoras de saúde, consulte as avaliações, o atendimento realizado e a rede credenciada que possui. Além disso, defina qual a abrangência terá o plano, se regional ou nacional, e fique atento a pontos como o prazo de carência e o reajuste. 

Estando bem informado e na companhia de uma boa operadora de saúde, é só fechar o contrato e aproveitar as vantagens para a sua empresa e para a sua equipe.

Se você busca por acesso à saúde com rapidez e garantia de ótimas coberturas, clique aqui e entre em contato com nossos consultores para saber!

Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS 💚 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *