Parece clichê, mas é verdade: manter uma alimentação saudável é uma das melhores formas de cuidar da própria saúde. Alimentos nutritivos e equilibrados são essenciais para a manutenção do nosso bem-estar e colaboram, principalmente, para a prevenção de doenças.
Neste texto, vamos abordar os benefícios da alimentação saudável, composta por alimentos naturais ou minimamente processados, que sofreram poucas alterações em sua composição.
Também vamos falar sobre como os nutrientes agem em nosso organismo, te incentivando a manter uma dieta equilibrada. Confira!
Quais os benefícios da alimentação saudável?
Conforme aponta o Ministério da Saúde, a alimentação é um dos principais pilares da saúde, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo – o que leva à prevenção de doenças e condições de saúde.
E quando falamos numa alimentação saudável, falamos em alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, além de uma variedade de produtos como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Uma alimentação saudável melhora a qualidade do sono, promove a redução do estresse, previne a hipertensão arterial, evita o diabetes e a obesidade. Mas não é só isso.
Diversas doenças podem ser prevenidas ou amenizadas com uma alimentação e uma rotina equilibrada.
Um caso, por exemplo, é o câncer de mama, que poderia ser prevenido em até 27% dos casos se houvesse a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. O dado faz parte de estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e da Universidade de Harvard.
Inclusive, há cientistas em todo mundo envolvidos no movimento food as medicine (“comida como remédio” em tradução livre), procurando maneiras de usar a comida de forma direcionada e com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas, reduzindo ou prevenindo sintomas, podendo, até mesmo, tratar doenças.
Muitas pessoas não percebem que a combinação de uma vida sedentária com o consumo de alimentos processados ou ultraprocessados pode gerar estímulos fisiológicos no organismo, que podem se tornar, com o passar do tempo, problemas graves.
O ideal seria a adoção de uma alimentação saudável durante todo o período da vida. No entanto, se isso já não é mais possível, vale ficar atento a determinadas faixas etárias, como a alimentação para idosos.
Após os 60 anos, é importante a adoção de uma dieta leve, que leve em conta o envelhecimento do corpo humano, e que inclua nutrientes capazes de reduzir os sintomas da fadiga e fraqueza.
Vitaminas e minerais, por exemplo, melhoram o bem-estar, enquanto que os carboidratos colaboram com a função intestinal. Proteínas, por sua vez, agem contra a perda de músculos.
Alimentos que não podem faltar no seu dia a dia
Agora que você já sabe a importância de uma alimentação saudável, vamos a alguns alimentos que não podem faltar no seu prato.
As fibras, encontradas em alimentos como lentilha, linhaça, abacate, cereais integrais e amêndoas, auxiliam o sistema digestivo e promovem a sua regulação, controlando os níveis de colesterol e glicemia. Logo, atuam na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de cólon.
Encontrado em produtos lácteos, no brócolis e em folhas de cor verde-escura, os alimentos ricos em cálcio podem retardar ou mesmo evitar a osteoporose, uma patologia que deixa os ossos frágeis e porosos.
A anemia pode ser corrigida com uma alimentação saudável e com uma quantidade adequada de ferro, que pode ser encontrada em alimentos como carnes vermelhas, cereais integrais, frutas, legumes, couve, brócolis e espinafre.
A fraqueza muscular e a diminuição da imunidade podem indicar a falta de proteínas no organismo. Para que isso não aconteça, é importante apostar em alimentos que contenham esses nutrientes, como carnes brancas e vermelhas, leite e derivados, clara de ovo e leguminosas variadas, a exemplo do feijão e da lentilha.
Lembre-se!
Sempre que for escolher um alimento, opte pelos produtos mais naturais e menos processados. E sempre que possível, faça o acompanhamento com um nutricionista, que poderá orientar sobre uma alimentação adequada e saudável, levando em consideração as necessidades de cada paciente.
Leia também:
- 05 alimentos anti-inflamatórios que você precisa incluir na sua dieta.
- [INFOGRÁFICO] 05 Dicas para afastar o Sedentarismo e ter Hábitos Saudáveis
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS 💚