Sendo empresário ou colaborador, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de se investir em saúde e segurança no trabalho, não é mesmo? Mas sabe o que isso realmente significa?
Quando falamos de saúde e segurança no trabalho, nos referimos a uma série de medidas, normas e procedimentos necessários para garantir, dentro das empresas, a integridade física, mental e a segurança do trabalhador.
Não importa o ramo que a organização atue ou a função que o colaborador exerça, há sempre riscos implicados e que devem ser observados pelo contratante. A legislação brasileira, inclusive, apresenta diversos instrumentos para que os trabalhadores sejam menos expostos aos riscos ocupacionais.
Para entender mais sobre esse universo, fique conosco e acompanhe este texto.
Por que é necessário o investimento em Segurança e Saúde no Trabalho?
Aqui, é muito importante reforçarmos que segurança e saúde no trabalho não são gastos, mas investimentos.
Para começar, quando a empresa prioriza a saúde da sua equipe, ela cria um ambiente seguro de trabalho, identificando e mitigando riscos ocupacionais. Com isso, há uma redução significativa de acidentes e de lesões ligadas à atividade profissional.
Como a saúde ocupacional trabalha questões como ergonomia, carga de trabalho adequada e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, os trabalhadores acabam tendo uma melhor qualidade de vida e satisfação no trabalho – afinal, a empresa mostra que se preocupa com eles.
Com a adoção de programas de medicina e segurança no trabalho, a empresa consegue não só identificar como prevenir as doenças ocupacionais que podem acometer os trabalhadores, incluindo o estresse. Isso ajuda os colaboradores a se manterem saudáveis, reduzindo o absenteísmo.
Todas essas ações ajudam, e muito, a demonstrar o compromisso da empresa com o bem-estar da sua equipe, criando um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas. Isso, inevitavelmente, gera motivação, colaboração e criatividade.
E não são apenas os colaboradores que ganham com o investimento em segurança e saúde ocupacional. Se os trabalhadores se sentem mais motivados, isso aumenta a produtividade e eficiência dentro da organização, o que é positivo para os negócios.
Ao implementar práticas de medicina e segurança do trabalho, os colaboradores ficam menos suscetíveis a acidentes, lesões e doenças, o que reduz o absenteísmo e a rotatividade dos colaboradores, gerando menos custos de contratação e treinamento.
Empresas que mantêm uma reputação positiva atraem talentos, parceiros de negócios e clientes que se identificam com os valores da organização.
Sem falar que, ao cumprir com as leis e regulamentações pertinentes, a empresa evita penalidades e demonstra o comprometimento com a segurança da sua equipe. Trata-se de um investimento estratégico e necessário para todas as pessoas que desejam alcançar sucesso a longo prazo.
O que fazer para iniciar uma política de Saúde e Segurança no Trabalho?
O primeiro passo para o empresário que quer estar por dentro da lei, valorizando o seu time, é conhecer as normas regulamentadoras que são responsáveis pelo desenvolvimento de obrigações e ações dentro da empresa.
Entre as 38 normas voltadas à proteção do trabalhador brasileiro, temos a NR-5, que prevê a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); a NR-6, que obriga a empresa a oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e a NR-7, que traz o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
É fundamental fazer um mapeamento das funções de cada profissional, a fim de observar os riscos que estão implicados em cada atividade. Inclusive, mapear os riscos é uma medida preventiva que pode ser utilizada para orientar os funcionários sobre os cuidados básicos que devem tomar.
Mais do que adotar ações e promover políticas dentro da empresa, é importante também monitorar a segurança de forma contínua, fiscalizando todos os processos que são realizados. Essa é uma das funções da CIPA, que vai sempre atuar para garantir que as práticas de segurança sejam mantidas.
Para fechar, vale lembrar que os treinamentos não devem ser realizados apenas quando o funcionário assume uma função. A qualificação deve ser constante para garantir não só a segurança e o aprendizado de novas técnicas, mas a eficiência dos processos.
A Unimed Alto Uruguai está aqui para ajudar você a garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Nossos especialistas em saúde ocupacional podem oferecer a assessoria necessária para implementar programas eficazes de medicina e segurança no trabalho, alinhados com as normas regulamentadoras.
Quer reduzir os acidentes de trabalho, diminuir o absenteísmo e aumentar a produtividade da sua equipe?
Então entre em contato conosco hoje mesmo para saber como podemos ajudar a sua empresa a alcançar esses objetivos. Sua equipe merece o melhor cuidado possível.
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS