O que é Rede Credenciada de Plano de Saúde e como ela funciona?

Se  você está pensando em contratar um Plano de Saúde, nada melhor que saber quais serviços e qual estrutura você poderá usufruir, não é mesmo?

E quando falamos em estrutura, falamos de clínicas, hospitais, laboratórios, especialidades médicas e de profissionais a quem o beneficiário poderá recorrer, sempre que necessitar.

E, neste sentido, é importante também conhecer a rede credenciada, um dos recursos mais relevantes a serem avaliados por quem pensa em contratar um plano. Essa rede, quando bem estruturada, garante uma proteção ainda maior ao beneficiário, como vamos te explicar na sequência.

Entenda o que é Rede Credenciada em Plano de Saúde

Quando falamos em rede credenciada, falamos de rede referenciada, que é o conjunto de prestadores conveniados ao plano de saúde e que cada beneficiário pode utilizar, de acordo com a cobertura do seu plano e da modalidade contratada. Aqui, nos referimos aos profissionais, instituições hospitalares, laboratórios e clínicas.

É importante destacar que os meios e locais de atendimento de um plano podem ser divididos em unidades próprias e unidades credenciadas, ou podem ainda ter uma estrutura mista, contemplando os dois tipos.

A rede própria refere-se às unidades de atendimento que são propriedades da operadora de plano de saúde, a exemplo de hospitais e laboratórios. Já a rede credenciada pode ser conveniada ou terceirizada e estar presente em diferentes localidades, dentro da região de contratação e atendimento do plano.

Por que a Rede Credenciada é tão importante?

É simples: quanto maior a rede credenciada, maior será a abrangência do acesso à saúde e maior a possibilidade de consultas com especialistas de diversas áreas. Dependendo da amplitude da rede, o beneficiário tem a comodidade de encontrar um atendimento em locais próximos de sua cidade.

Quando falamos em saúde, ter um atendimento perto de sua cidade, que evite viagens longas, faz toda a diferença. Além disso, com uma rede credenciada qualificada, o cliente tem mais opções de atendimento e, consequentemente, as chances de ter um atendimento rápido são maiores.

A rede credenciada também possibilita que você tenha acesso a centros de referência, laboratórios e clínicas de ponta, até mesmo fora do Estado, dependendo da cobertura do seu plano, ou seja, podem ter acesso a unidades da rede de atendimento credenciado de sua região e de todo território nacional, nas chamadas redes de intercâmbio. 

E como funciona a Rede Credenciada?

Com o plano de saúde contratado, o beneficiário precisa aguardar o tempo de carência, que pode variar de acordo com o serviço, e então pode ter acesso à rede oferecida dentro do plano escolhido.

Há casos em que a carência sequer existe. Por exemplo, quando a pessoa vincula-se a um plano de saúde empresarial no momento da admissão; ou quando um beneficiário do plano tem um bebê, seu filho ganha 30 dias de cobertura imediata, no mesmo plano da mãe, e pode seguir sem carência se for vinculado como dependente dentro deste período.

Se você busca por um Plano de Saúde com ampla Rede Credenciada para a sua maior comodidade e segurança, clique aqui e entre em contato com nossos consultores para saber mais!

Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS 💚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *