O Diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns presentes em todo o mundo e é resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para o interior da célula. Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente nas células devido a resistências do corpo à ação dela (diabetes tipo 2), a glicose deixa de ser absorvida corretamente pelas células, o que provoca o descontrole dos níveis de glicose no sangue.
A principal característica do diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por:
- Excesso de Urina (Urinar com mais frequência);
- Sede excessiva;
- Aumento do apetite.
- Alterações visuais (visão turva ou “tremida”);
- Cansaços repentinos e frequentes sem motivo aparente;
- Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele;
- Formigamentos nas mãos e pés.
Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2 em geral é mais “silencioso” e comum entre os adultos. Conhecer a doença é fundamental para preveni-la e os exames periódicos são primordiais para diagnosticar a sua presença, principalmente após os 40 anos de idade.
Uma vez diagnosticada a presença dela, alguns cuidados simples do dia a dia devem ser tomados para se ter uma qualidade de vida melhor mesmo convivendo com o Diabetes.
Antes de tudo, claro, é importante realizar acompanhamentos médicos periódicos para se ter o máximo conhecimento sobre o seu quadro clínico. Quanto mais informações relacionadas à doença e ao seu organismo, melhor será o gerenciamento da sua saúde. Além disso, talvez seja necessário tratamentos que possam envolver mais de um medicamento (assim como a necessidade de insulina).
Alimentação rica em gorduras e carboidratos, cigarro, álcool e sedentarismo devem ser evitados por serem indispensáveis no auxílio do controle da glicemia e, consequentemente, na prevenção de complicações da doença.
Ter um estilo de vida saudável é a condição fundamental para se ter uma vida com qualidade. Exercícios físicos, dieta equilibrada e outros hábitos saudáveis fazem mais do que evitar quilinhos extras, pois ajudam na manutenção do peso, no aumento do gasto de calorias e na diminuição do nível glicêmico.
Boas escolhas alimentares que incluem horários fixos para as refeições principais e lanches, consumo de alimentos com pouca gordura, sal e açúcares, consumo controlado e diversificado durante o dia de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais e sempre optar por carnes assadas, cozidas ou grelhadas são hábitos fundamentais para levar uma vida saudável.
Conviver com o diagnóstico de diabetes exige muita disciplina e autocontrole. Embora desafiadora, a doença apresenta muitas condições de ser controlada com cuidados incorporados à rotina. Dessa forma, o diabético pode viver com bem-estar para aproveitar com equilíbrio tudo de melhor que a vida pode lhe oferecer.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ajudar mais seus amigos e familiares a conviverem melhor com o diabetes?
Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe seu comentário aqui!!!
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS