[EBOOK] Quais os diferentes tipos de Diabetes e seus principais sintomas?

A principal e mais popular característica da diabetes é o alto nível de glicose, ou seja, açúcar no sangue. Sempre que ouvirmos falar em índice glicêmico, sabemos que está relacionado ao nível de açúcar na corrente sanguínea. O responsável por controlar e produzir alguns hormônios essenciais ao sistema digestivo, é o pâncreas. A exemplo do hormônio insulina, produzido pelas células beta deste órgão, quando acontece o aumento de açúcar no sangue.

Em condições normais, o esperado é que a glicose seja distribuída para as células ou armazenada em forma de gordura, de acordo com as necessidades físicas, para o bom funcionamento do organismo. Quando existe um defeito ou falta de insulina, acontece o acúmulo de açúcar (hiperglicemia).

Quando o contrário ocorre, baixos níveis de glicemia na corrente sanguínea, temos a hipoglicemia. Em exames laboratoriais ou testes rápidos, os valores de referência para diagnóstico da diabetes, podem variar de acordo com a idade e tempo em jejum. Normalmente, os valores entre 70mg/dL e 100mg/dL são considerados normais. Lembre-se de sempre apresentar os resultados ao seu médico, podem haver outros fatores associados à sua saúde e que exigem cuidados especiais.

Um fator extremamente importante e que está diretamente relacionado à baixa ou alta glicose, é a alimentação, especialmente o hidrato de carbono, também conhecido como carboidratos ou glicídios. É a principal fonte de energia gerada em nossas refeições, por isso, devemos ter um cuidado maior com os seguintes alimentos: derivados de leite, gorduras, cereais, fibras, raízes, vitaminas e cereais.

Tipos de Diabetes

Diabetes Tipo 1

Esse tipo de diabetes acontece quando o nosso próprio corpo cria defesas contra as células beta, as células do pâncreas que são as responsáveis pela produção de insulina. Com isso, pouca ou nenhuma insulina é liberada. Também pode ser ocasionado por fatores genéticos ou quadros de infecções da infância. 

Diabetes tipo 2

É quando o hormônio insulina continua sendo produzido pelo organismo, mas nosso corpo cria uma resistência a ele, ou as células não respondem de maneira correta à sua ação. Com isso, o pâncreas aumenta a produção de insulina, trabalhando em ritmo acelerado, até iniciar seu esgotamento e é nesse momento que as células começam a falhar e o nível de açúcar no sangue aumenta. 

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional pode surgir durante a gravidez, quando as células criam resistência à insulina e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue aumentam. Uma alteração metabólica que precisa ser acompanhada, pois pode afetar as necessidades do feto e também trazer riscos ou complicações à gestação. Mulheres que tiveram diabetes gestacional têm maior chances de desenvolver, posteriormente, diabetes tipo 2.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK que preparamos com informações COMPLETAS e valiosas no que se refere a tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de diabetes e seus principais sintomas, características apresentadas pré e pós diagnóstico da doença, assim como complicações que podem ocorrer no caso de negligências relativas aos cuidados que esta patologia necessita. 

Vem com a gente nesta importante leitura, pela sua saúde! 

Lembre-se que este é um conteúdo informativo com referências confiáveis, que pode te ajudar a identificar ou buscar mais informações sobre a diabetes, mas não substitui consultas médicas e exames periódicos.

Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS 💚 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *