Seja por conta de doenças respiratórias, mudanças bruscas de temperatura ou mesmo em razão do clima seco, a dor de garganta, quando chega, incomoda. A região torna-se seca e irritada, e falar ou comer exige um grande esforço.
Essa irritação é sinal de infecções virais, bacterianas ou inflamações leves, que podem ou não passar sem o uso de anti-inflamatórios. Em casos mais persistentes ou graves, a consulta com um médico otorrinolaringologia torna-se mais do que necessária.
Neste texto, apresentamos informações sobre os principais sintomas, tratamento e, principalmente, prevenção. Acompanhe até o final!
Conheça as causas da dor de garganta
Diferentes problemas, desencadeados por microrganismos patogênicos ou fatores ambientais, podem afetar a garganta e levar à dor e ao desconforto.
Uma das causas é a infecção bacteriana, sendo, na maioria das vezes, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que vive naturalmente em nossa garganta, sem provocar doenças. O problema é que, quando há o desequilíbrio entre os microrganismos da região, há proliferação exagerada das bactérias e a infecção.
O ressecamento da área, causado pelo clima seco ou pelo fato de o paciente estar respirando pela boca, pode levar à dor de garganta; assim como o refluxo gastroesofágico, que ocorre quando há o retorno do conteúdo estomacal para a boca e o esôfago, causando, por vezes, inflamações na garganta.
Alergias respiratórias causam irritação na garganta, bem como a Covid-19, uma doença respiratória que tem como um dos principais sintomas a dor de garganta, o cansaço, a febre e a tosse.
Os resfriados também causam dor de garganta. O nariz é a principal porta de entrada para os vírus, que se acumulam e se multiplicam na mucosa da garganta, provocando a dor.
Além disso, a dor de garganta pode ser causada pela amigdalite, uma inflamação que afeta as amígdalas; pela inalação do ar quente e cheio de substâncias tóxicas da poluição e do tabaco; e até pelo uso excessivo da voz.
Saiba identificar os principais sintomas
A dor de garganta é uma inflamação das mucosas que recobrem a parede interna da laringe e da faringe, sendo uma reação do nosso sistema imunológico ao detectar microrganismos invasores.
O paciente percebe o aumento da sensibilidade, vermelhidão e inchaço. Os principais sinais são a garganta inflamada, com dor e seca. Há dificuldade em engolir ou a piora da dor com ações simples, como comer ou falar.
Outros sintomas podem estar associados, como vômito, dor de cabeça, febre, rouquidão, vômito ou tosse, dependendo do caso.
Dicas que podem aliviar a dor de garganta
A avaliação médica e o tratamento adequado são necessários para combater a causa da dor de garganta. Lembrando que esse pode ser sintoma de uma doença mais grave, como o câncer de laringe e faringe, e por isso a origem precisa ser investigada e tratada.
No entanto, aliado ao tratamento, é possível tomar algumas medidas para aliviar a dor, como a realização de gargarejos com água morna e sal ou mesmo utilizar sprays com substâncias anestésicas e pastilhas.
É válido beber bastante água, em temperatura amena, para manter a hidratação do organismo e dos tecidos da garganta. Junto da hidratação, também ocorre a limpeza da garganta, especialmente nos casos de alergia e refluxo.
Outra solução é fazer um chá com limão, gengibre e mel, que pode ser tomado duas vezes ao dia. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e é rico em vitamina C.
Aposte na prevenção
Hábitos simples podem ajudar a evitar a dor de garganta, como o cuidado com a voz, procurando não forçá-la. Para evitar contaminações, lave as mãos com frequência, especialmente antes de consumir ou preparar alimentos.
Se o nariz estiver entupido, realize a lavagem com soro fisiológico e utilize apenas a medicação indicada pelo médico. Hidrate-se, respire pelo nariz e não pela boca; e evite o contato com pessoas que estão com infecção na garganta.
Não fume e evite o contato com a fumaça do cigarro. Tenha cuidado com a poluição, com o ar-condicionado e evite o choque térmico. As mudanças de temperatura levam à dor de garganta.
Alivie sua dor de garganta e previna complicações.
Quer mais dicas para identificar os sintomas, tratamentos e prevenção desta e de outras doenças da estação? Então entre em contato com a Medicina Preventiva da Unimed.
Leia também:
- Cuidados no Inverno – Dicas de Saúde para Prevenir as doenças mais comuns da estação.
- Sintomas da Dengue? Suas principais características e formas de tratamento.
Cuidar de você.
Este é o plano. 💚