Os desafios que temos no dia a dia, em meio a uma rotina agitada e diversas responsabilidades, acabam por comprometer nossa memória, nosso foco e até mesmo a nossa saúde mental.
Como consequência, acabamos sendo menos produtivos e mais estressados por não conseguirmos entregar as demandas no tempo que gostaríamos.
Diante desse cenário, uma técnica de meditação, chamada de mindfulness, vem sendo uma aliada dos profissionais que desejam reduzir o estresse e a ansiedade, ter mais concentração, tranquilidade, equilíbrio físico e emocional para lidar e conviver com as pressões do dia a dia. E o melhor: qualquer um pode praticá-la. Confira!
Estilo de vida Mindfulness: o que é e quais os benefícios?
Mindfulness refere-se a um conjunto de técnicas que trabalham a mente, ajudando na concentração do momento presente.
O principal objetivo é despertar a consciência para o momento atual, incluindo emoções e sentimentos, de forma que o passado e o futuro deixem de ser o centro das atenções – algo que é bastante comum em quem sofre de ansiedade.
Essa técnica conecta o sujeito no presente, para que ele viva intensamente todos os fatos do seu dia, evitando distrações que acabam, costumeiramente, privando as pessoas da consciência do presente.
Para isso, são propostos exercícios para que a pessoa aprenda a concentrar sua atenção no agora, em ações como se alimentar com calma, trabalhar, viajar ou mesmo estar com pessoas queridas.
Essa prática ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia, aprofundar o autoconhecimento, aumentar a capacidade de concentração e a controlar o estresse e a ansiedade.
Além disso, a técnica reduz os riscos da insônia, melhora os relacionamentos pessoais, reduz o envelhecimento do cérebro e aumenta a capacidade de memória, sem falar que diminuímos o impacto dos pensamentos negativos.
10 práticas de Mindfulness que você pode incluir na sua rotina
Sinta as suas emoções:
Permita-se sentir as suas emoções durante uma meditação matinal rápida ou após uma reunião carregada;
Cultive a prática da gratidão:
Ao acordar, crie uma lista de pessoas e circunstâncias que lhe ajudam a se manter vivo e feliz. Agradeça seus pais, amigos, colegas de trabalho;
Tenha contato com a natureza:
Fuja de lugares barulhentos e busque estar em contato com a natureza, algumas vezes por semana, para aliviar o estresse, meditar e renovar as energias;
Correr pode reduzir o stress:
Correr permite que a pessoa desenvolva a sua força mental e concentração, graças à atenção mantida durante a prática. Quando estiver correndo, concentre-se na sua respiração, no contato dos seus pés com o chão, no movimento das pernas;
Se preferir, caminhe:
Ao caminhar, note seus passos, o movimentos dos pés, o percurso. Isso também te ajudará a ter atenção plena;
Experimente uma refeição contemplativa:
Nada de olhar o site de notícias, as redes sociais ou a TV. Encontre uma refeição por dia para comer em silêncio, degustando cada garfada devagar e de maneira contemplativa;
Elimine as distrações:
Elimine tudo o que enche a sua mente com informações extras. Faça uma lista de coisas que te distraem, tiram sua energia ou impedem que você foque no que realmente importa;
Pratique Yoga:
Essa prática funciona como complemento à meditação, trazendo benefícios físicos e mentais. Você vai conseguir manter o foco, relaxar e melhorar o sistema nervoso;
Saia da rotina:
Periodicamente, busque quebrar hábitos e costumes. Dedique-se a práticas diferentes e estimulantes, que possam ser produtivas para a mente;
Mantenha bons hábitos de vida:
Durma bem, tenha uma alimentação adequada e busque relaxar através de hábitos de higiene. Tenha momentos para você, sem pressa, sem pensar no que está por ser feito.
Descubra como a prática de mindfulness pode te ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade, a melhorar o foco e a concentração, e a ter mais equilíbrio físico e emocional.
Invista em um estilo de vida que permita mais mais qualidade de vida. Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber mais.
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS