O mês de Novembro é dedicado simbólica e especialmente à saúde masculina. É nele que, no dia 17, ocorre o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Em virtude desta data, criou-se o Novembro Azul.
Este movimento de conscientização se originou em 2003, na Austrália, por meio de um grupo de amigos que concordaram em deixar o bigode crescer com o objetivo de lembrar aos homens que a sua saúde também era importante.
A campanha é desenvolvida, anualmente desde então, com o intuito de chamar a atenção para esta patologia. O Câncer de Próstata é a segunda doença com maiores índices de diagnóstico entre os homens, ficando atrás somente dos tumores de pele.
O aparecimento deste câncer possui cerca de 68 mil novos casos anuais no Brasil, levando a 42 óbitos diários. Acompanhe este conteúdo até o final e aprenda mais sobre este delicado e importante assunto.
O que é a Próstata?
A próstata é uma glândula que se encontra entre a bexiga e a uretra. Possuindo o tamanho de uma noz, pesando em média 20 gramas. Sendo parte do sistema reprodutor masculino, sua função é a produção de esperma que se dá juntamente às vesículas seminais.
Principais Sinais, Sintomas e Fatores de Risco ao Câncer de Próstata
A próstata aumentada é um grande sinal de alerta. Porém, é comum ocorrerem algumas patologias na área, como as prostatites inflamatórias/infecciosas e alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Por estes motivos, é importantíssimo a realização de exames preventivos, com o urologista, anualmente.
O câncer não possui sintomas em seu estágio inicial, somente quando está mais avançado.
Neste caso, é comum ocorrer:
- surgimento de sangue na urina ou no sêmen;
- constante necessidade/vontade de urinar;
- dores ao urinar;
- dores ósseas, especialmente nas costas.
O tumor costuma ser encontrado com mais frequência na parte periférica da glândula, ou seja, na camada externa. Pesquisas indicam que 25% dos casos desta doença resultam em morte devido ao diagnóstico ser confirmado em um estágio avançado da doença.
Os principais fatores de risco se relacionam ao histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) e obesidade. Estatisticamente, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
Ações Preventivas
O câncer de próstata pode ser detectado previamente por meio dos exames de PSA e toque retal. Tais exames passam a ser indicados para homens acima de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos em geral.
Destaca-se que 20% dos casos possuem confirmação somente pelo exame de toque. Biópsias (que retiram fragmentos da próstata para análise) guiadas pelo ultrassom transretal podem ser solicitadas se houver suspeita da patologia.
Uma vez descoberto precocemente, o câncer de próstata maligno possui cerca de 90% de cura. No entanto, a grande maioria dos casos que resultam em óbito se dá devido a negligência de cuidados prévios.
Fui diagnosticado, e agora?
Uma vez identificado, o tratamento para o câncer de próstata é realizado de acordo com a saúde do paciente, o estágio da doença e a expectativa de vida do paciente. As medidas incluem quimioterapia e radiofármacos.
Quando há tumores que não possuem muita agressividade, poderá ser realizado o acompanhamento por meio do controle e monitoramento periódico de sua evolução.
O Câncer de Próstata tem cura?
A melhor e mais eficaz maneira de obter a cura é por meio do diagnóstico precoce. Por isso, enfatiza-se tanto a realização de exames preventivos, anualmente, por um especialista.
É importante deixar o preconceito e os tabus de lado, principalmente com o exame de toque retal. Por meio desta ação é possível garantir uma vida longa e saudável.
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS