Assim como a saúde física, a saúde mental também é fundamental para manter o equilíbrio da nossa vida. São duas áreas que precisam ser cuidadas de forma harmônica e contínua, e isso é feito, principalmente, por meio de hábitos corretos e saudáveis.
Quando se fala em saúde mental é comum que as pessoas associam imediatamente a questão do estresse, que é também um ponto bastante relevante. No entanto, há um aspecto que merece muita atenção, pois é determinante para a qualidade da nossa rotina: o Sono.
O sono é indispensável para todos os seres humanos se sentirem dispostos e energizados. Ter um sono tranquilo e regenerador, dentro dos parâmetros da normalidade em uma sociedade cada vez mais frenética e inquieta, garante uma boa saúde psíquica e, consequentemente, física.
Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, os problemas relacionados à privação do sono afetam hoje 45% da população mundial, o que já pode ser considerado uma epidemia global que requer atenção das autoridades da saúde coletiva.
Assim como um sono regenerador tem os seus benefícios cientificamente comprovados, a insônia e os efeitos psicológicos relacionados a uma noite mal dormida tem grandes consequências.
Existem mais de setenta distúrbios relacionados à falta de um sono adequado. Os mais comuns estão relacionados a insônia, apneia obstrutiva e inquietações noturnas constantes.
A seguir listamos alguns de seus principais efeitos nocivos e relacionados:
Dieta desequilibrada.
Alguns pesquisadores afirmam que pessoas que dormem mal tendem a se alimentar mal. Em geral, dormir pouco aumenta o apetite por alimentos de pouco valor nutricional e com resistência à insulina, podendo gerar obesidade e associação ao diabetes.
Distúrbios psicológicos e depressão.
A maior parte dos distúrbios relacionados ao sono aumentam o risco de desenvolver depressão. A privação do sono pode, gradativamente, gerar uma cadeia de distúrbios psicológicos, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Rendimento físico prejudicado.
A falta de sono reflete nos reflexos do organismo, nos níveis hormonais e em todo o funcionamento do nosso corpo. Não dormir ou não dormir direito gera uma sensação de cansaço extremo ao longo do dia e de esgotamento. Isso será sentido também no momento de praticar alguma atividade física.
Dificuldade para trabalhar com o intelecto.
A falta de um sono de qualidade irá impactar diretamente na realização de atividades que exigem esforço mental. O próprio funcionamento saudável do pensamento é afetado. Os efeitos estão diretamente ligados à falta de capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem.
Riscos para a coletividade.
Por reduzir os reflexos, um grande exemplo de riscos para a coletividade, relacionado às pessoas que têm problemas de sono, é a suscetibilidade aos riscos de se envolverem em acidentes de trânsito e acidentes de trabalho, em decorrência desta situação.
Dormimos cada vez menos, isso é um fato! Porém, destacamos algumas atitudes e mudanças de estilo de vida que tem se mostrado bastante benéficas na busca pela melhoria da qualidade do sono:
- Procure eliminar o consumo excessivo de produtos à base de cafeína, álcool e nicotina. Essas substâncias são estimulantes que aceleram a frequência cardíaca e o pensamento, causando ansiedade e insônia;
- Evite o contato com aparelhos eletrônicos, como celular, notebook, tablet e televisão, de preferências 1 hora antes de dormir;
- Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e procure fazer a sua última refeição do dia duas horas antes de ir pra cama;
- Inclua a atividade física em sua rotina, de preferência a aeróbica;
- Cultive o hábito da leitura de bons livros;
- Crie um horário regular para dormir e acordar;
- Busque o equilíbrio emocional através de meditação guiada e exercícios de respiração profunda.
Se o seu sono tem apresentado problemas e isso tem interferido negativamente na sua rotina, busque ajuda especializada. Dormir mal não faz bem e tem ligação direta com o seu equilíbrio emocional e mental.
Caso se identifique com algum destes sintomas, entre em contato com a gente!
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS