Sempre que falarmos sobre a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) estaremos citando as ações de inúmeros profissionais e áreas de atuação responsáveis por cuidar de uma atividade muito importante, complexa e que envolve inúmeras particularidades.
A SST abrange especialistas de recursos humanos (departamento pessoal), fiscais de segurança do trabalho, contabilidade e, principalmente, os profissionais da saúde. Esta série de indivíduos, em conjunto, buscam atender tanto a prevenção e o controle das doenças e dos acidentes e ferimentos que ocorram especificamente nas atividades laborais, quanto a prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida dos empregados.
O eSocial é um projeto do governo federal que tem como princípio básico centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados em um único sistema virtual. Este projeto exigirá, também, a prestação de diversas informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho pelas empresas. Estabelecendo, assim, uma nova, moderna e dinâmica forma com que as informações passam a ser prestadas.
Por meio desta plataforma, o governo pretende unificar o envio das comunicações das diferentes informações referentes aos trabalhadores. Como vínculo empregatício, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, férias, aviso prévio, comunicação de ocorrências de acidentes de trabalho (CAT), entre outras em um único local.
O eSocial vem para mudar rotinas e paradigmas, onde o ponto chave está na desburocratização e eliminação de informações desnecessárias e repetidas (ou, até mesmo, da inadimplência no cumprimento destas), facilitando a execução dos deveres dos empregadores e assegurando os direitos dos trabalhadores.
Garantir a segurança e a saúde do trabalhador é um processo sério e trabalhoso, que precisa ser rígido para conseguir manter sua eficiência. A omissão ou erro nessas informações poderá gerar multas que serão executadas de forma online.
Dessa forma, as organizações necessitam auditar uma análise interna rigorosa, com o propósito de enumerar todas as medidas que ainda não são executadas de acordo com as obrigações contidas nas Normas Reguladoras (NRs), de modo que sejam feitas as correções necessárias para responder os requisitos previstos pelos eventos do eSocial.
Por todos estes motivos desenvolvemos este eBook com o intuito de explicar, de maneira clara e objetiva, o que muda para a Segurança e Saúde do Trabalho com a entrada em vigor do eSocial.
Clique aqui, baixe este conteúdo e acompanhe a leitura deste material até o final.
Ela poderá ser fundamental para adequar a sua empresa e o seu negócio aos novos tempos, afinal, sabemos que saúde e segurança são tópicos primordiais para o melhor desempenho de toda uma organização.
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS