Há inúmeras doenças que acometem a população e que ainda não possuem métodos específicos de prevenção ou cura. Uma delas é a dengue: doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
A reprodução do mosquito da dengue ocorre em locais onde há água parada, por isso é fundamental que a população faça frequentemente a limpeza de seus quintais e possíveis criadouros. Com a eliminação dos focos, diminui significativamente o número de mosquitos transmissores da doença, e assim o risco de contágios cai potencialmente.
A dengue pode se manifestar de forma clássica ou como dengue hemorrágica. Os primeiros sintomas costumam se manifestar entre 2 a 7 dias após a infecção, sendo os mais comuns:
- febre alta, acima de 38,5ºC;
- dor intensa no corpo e musculaturas;
- dor de cabeça;
- fraqueza;
- vômitos;
- dor ao movimentar os olhos; e,
- manchas avermelhadas na pele.
Em seu estágio final do ciclo viral, acontece a manifestação do sintoma conhecido como coceira da dengue, em que as manchas na pele coçam bastante até desaparecerem por completo.
Já a dengue hemorrágica, apresenta além dos sintomas clássicos, indícios de sangramentos, insuficiência circulatória e hepatomegalia, que consiste no aumento do tamanho do fígado. Ao detectar qualquer destes sintomas o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente, pois a dengue hemorrágica pode ser fatal.
A dengue não possui tratamento específico ou cura. Quando há suspeita da doença ou a sua confirmação via exame de sangue, o paciente é medicado com anti térmicos para controlar a febre e remédios para a dor. Além disso recomenda-se a ingestão de muito líquido para que não ocorra a desidratação e fazer repouso.
Podemos ainda citar algumas das principais dúvidas das pessoas:
Quanto tempo dura a dengue?
Após a manifestação dos primeiros sintomas, a dengue costuma durar de 7 a 10 dias.
Dengue dá diarréia?
A dengue não tende a causar diarréia no paciente, sendo mais frequentes apenas náuseas e vômitos.
A dengue é transmissível?
A dengue não é transmitida entre seres humanos, sendo a sua única forma de contaminação através do mosquito Aedes aegypti portador do vírus.
A dengue é contagiosa?
Não. Pessoas que convivem podem ter a doença no mesmo período de tempo apenas se forem picadas por mosquitos contaminados, ou em algumas situações mais de uma pessoa pode ser picada pelo mesmo mosquito.
A maneira mais eficaz de evitar a dengue é combatendo o mosquito. Além das medidas referidas inicialmente, pode-se adotar alguns hábitos cotidianos que contribuirão para isso: uso de repelentes e inseticidas; eliminar a água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas, e quaisquer objetos com potencial para armazenar água que possa permitir a proliferação dos mosquitos; manter a caixa de água fechada; manter as calhas limpas; tampar as lixeiras.
A dengue pode ocorrer de forma assintomática, o que dificilmente permitirá o seu diagnóstico. No entanto, sempre que o seu quadro sintomático se manifestar é imprescindível que o paciente procure atendimento médico para obter acompanhamento especializado na evolução do ciclo viral. Por mais que não haja cura para a doença, sendo necessário aguardar o ciclo da doença se completar, uma automedicação equivocada pode agravar o quadro e gerar complicações desnecessárias.
Este conteúdo foi interessante pra você? 🤔
Se possível, deixe o seu comentário abaixo para que possamos trazer sempre assuntos úteis e importantes para o seu dia-a-dia.
Mantenha-se sempre atualizado aqui no blog e seguindo as nossas redes sociais!
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS