Proteger a família é um desejo que a maioria das pessoas tem. E essa proteção passa, inevitavelmente, pela área da saúde e pela contratação de um plano de saúde que dê o amparo necessário a todo o grupo familiar.
Mais do que garantir proteção em momentos difíceis, um plano de saúde traz comodidade no momento de marcar consultas e exames, contribuindo para a saúde preventiva.
Mas o que deve ser levado em conta na hora de escolher o plano de saúde? É para te ajudar nesse processo que elaboramos este texto. Te convidamos a conferir até o final.
Verifique a modalidade de contratação do Plano de Saúde
Um plano de saúde pode ser individual ou familiar, coletivo ou empresarial.
No primeiro caso, quando o plano é individual ou familiar, ele é assinado entre a operadora e uma pessoa física, considerada o titular, e extensível às pessoas do grupo familiar – ou seja, cônjuge e filhos. Em alguns casos, as operadoras permitem que sejam incluídos pais, avós e outros familiares. É importante observar.
O plano coletivo também depende de um titular, que pode incluir os membros da família como seus dependentes. Nesse caso, no entanto, a contratação é viabilizada para empresas, sindicatos ou um grupo de profissionais.
O plano empresarial, como o próprio nome diz, atende somente empresas e sua contração tem como base pessoas jurídicas. Mas ele pode ser estendido aos funcionários e aos seus dependentes. A diferença é que, nesta situação, a empresa pode subsidiar o plano dos funcionários ou escolher a livre adesão, onde o funcionário arca com o custo parcial ou integral do plano.
Fique atento à abrangência e cobertura do Plano de Saúde
Os planos possuem diferentes áreas de abrangência e, no momento de fazer a escolha, é importante verificar qual se encaixa melhor no seu perfil e no da sua família.
Neste ponto, leve em consideração alguns fatores: você viaja muito a trabalho? Visita familiares? Realiza passeios com a sua família?
O plano com abrangência nacional garante atendimento em todo território nacional; já o estadual apenas no seu Estado; o regional somente na região em que você reside;
Também é necessário observar a cobertura do plano. Ele pode ser ambulatorial e contar com atendimentos eletivos em clínicas e consultórios, além de procedimentos ambulatoriais, que não requerem a estrutura de hospitais ou de internações.
Outra cobertura é a hospitalar, que abrange atendimentos de urgência e emergência em pronto socorro, internações, cirurgias e procedimentos que requerem a estrutura hospitalar. É possível também optar pelo plano com ou sem obstetrícia.
Já a cobertura completa inclui as duas coberturas anteriores, ambulatorial e hospitalar. Na hora da escolha, o ideal é avaliar a necessidade da família.
Observe a carência do Plano de Saúde
Muitas pessoas não observam os prazos de carência, que referem-se aos períodos entre a assinatura do contrato e a data em que os serviços podem ser utilizados, e acabam se frustrando ao não poderem realizar determinados procedimentos.
Outra questão que merece atenção é o período de cobertura parcial temporária, onde ocorre uma restrição em relação à abrangência de determinados procedimentos, em razão da presença de doenças ou lesões preexistentes.
Por lei, são estipulados alguns prazos: 24h para urgência e emergência; 180 dias para as demais coberturas; 300 dias para partos e 24 meses para doenças ou lesões preexistentes.
Avalie o custo-benefício e a seriedade das Operadoras de Saúde
Lembra que falamos anteriormente na importância de avaliar as necessidades da família? Isso é bem importante porque, nem sempre, o plano de saúde mais caro vai atender às suas expectativas. Da mesma forma, nem sempre vale a pena contratar o plano mais barato.
O plano de saúde deve se adequar ao orçamento da família e, ao mesmo tempo, oferecer o mínimo de segurança aos seus membros.
Outro ponto importante, que vale a dedicação de algumas horas, é avaliar a reputação das operadoras de plano de saúde. Inclusive, você pode ter acesso a essa informação por meio do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
É válido conversar com os clientes da operadora, ouvir suas opiniões, e também buscar informações sobre a rede credenciada em que poderá ser atendido.
Se você tem interesse em estender o plano para outras pessoas da família, questione como funciona a inclusão de dependentes.
Não tenha vergonha ou receio de perguntar. Antes de contratar um plano, é extremamente importante estar por dentro do que você terá (ou não) de acesso.
Leia também:
- Unimed Alto Uruguai. Há 30 anos cuidando de você.
- O que é Rede Credenciada de Plano de Saúde e como ela funciona?
- Como funciona a portabilidade de Plano de Saúde?
Cuidar de você. Esse é o plano.
Unimed Alto Uruguai/RS 💚